Engenheiro que se mudou para Montevidéu "em busca de uma vida mais plena" revela as 7 lições sobre o Brasil que aprendeu vivendo no Uruguai
1) O Brasileiro é feliz por fora e triste por dentroO uruguaio é triste por fora, e orgulhoso por dentro.
No Brasil, somos “domesticados” a estar sempre felizes.
Como isso quase nunca é verdade, as conversas se tornam superficiais.
...
2) O #Brasil é o país das contradições
O #Uruguai é um país de um povo conservador e levemente machista,
mas que possui uma legislação em temas como casamento gay e consumo de maconha.
O Brasil é liberal, porém preconceituoso; rico, porém pobre…Um típico brasileiro é, ao mesmo tempo, altruísta e egoísta: -“Sou a favor de compartilhar, desde que não mexam no que é meu!”.
...
3) O Brasileiro é individualista
Vive num sistema de convivência social único, em que cada um parece ter uma justificativa pertinente e razoável para não seguir as regras que deveriam ser aplicadas a todos.
O Uruguai não chega a ser uma Alemanha, onde o que é coletivo é profundamente respeitado, mas o senso coletivo e do bem comum é maior do que no Brasil.
...
4) O Brasil é um país mal-educado
O uruguaio foi educado a pensar mais e não está relacionado à educação formal (a da escola), mas à educação informal: aquilo que aprendemos na família e no convívio social.
O Brasil é um país mal-educado nas duas “educações”. Essa diferença entre os países é notada claramente nas relações sociais, no restaurante, no ônibus, nos serviços públicos em geral. Cortesia, atenção e qualidade são quase uma regra por aqui.
...
5) O Brasil é um país sem memória
No Uruguai é o oposto. Existe um carinho e respeito muito grande ao passado e às conquistas históricas. Todos os anos, bibliotecas, museus, prédios históricos são abertos para visitação no dia do Patrimônio e as visitações são muito concorridas.
O período da ditadura militar ainda é sentido.
No Brasil, há quem defenda seriamente a tomada do poder pelos militares.
...
6) O Brasileiro é afortunado…mas não sabe
Brasileiro adora reclamar de boca cheia. Viajei ao Brasil no ano passado, no auge da crise “socio-econômica-politica-cultural”.
O que encontrei foram aeroportos lotados para voos nacionais e internacionais, restaurantes sempre cheios (comer fora é uma das primeiras coisas que se corta em tempos de crise), carros novos nas ruas cada vez mais engarrafadas.
Outra área em que é fácil perceber a bem-aventurança do brasileiro é na alimentação.
A alimentação aqui no Uruguai é difícil. Falta variedade, tempero, e a comida é cara. O Brasileiro tem acesso à comida nutritiva, variada, saborosa. Brasileiro come bem o ano inteiro.
...
7) O Brasil é um país imaturo
O ano de 2015 foi particularmente duro com o Brasil.
O que vi daqui foi uma crise quase incompreensível que abateu o país. Um nível de histeria desproporcional à realidade. As pessoas, não importa muito o lado, pareciam ter perdido completamente a lucidez.
O #Brasil fez uma escolha importante: diminuir as diferenças sociais. Para tanto optou por um caminho de inserção econômica (em vez do caminho da inserção pela cidadania).
Isso deu margem ao surgimento de conflitos entre a classe média já estabelecida e a nova classe média.
Retirado do site http://www.pragmatismopolitico.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário