sexta-feira, 18 de novembro de 2016

“Mas eu trabalhei o dia todo”

(Retirado do site http://potencialgestante.com.br/ )

Até quando você vai ficar falando “mas eu trabalhei o dia todo”?

Meu trabalho é meio diferente. alguns dias eu trabalho em casa, outros no escritório.
assim, eu transito entre dois mundos: o mundo da firma com ar condicionado e o mundo do home office entre uma troca de fralda e outra.


sei bem como é trabalhar sob pressão e não estou falando do meu trabalho no escritório. trabalhar e estar em casa é trocentas vezes mais complicado que estar num ambiente corporativo. a não ser que eu fosse um paramédico e lidasse com vidas à beira da morte numa emergência de hospital de guerra.

muitas vezes meu trabalho de escritório é um descanso comparado com o de ficar em casa. COMO DÁ TRABALHO CUIDAR DE CASA! são raros os momentos que você tem liberdade para fazer um xixi “sozinho” ou tomar um banho demorado ou até mesmo ouvir uma música com fone de ouvido para se concentrar no que está fazendo.
conversar com adultos? dar uma lida nas notícias do dia? esquece! as crianças são chefes exigentes e demandam de você muita atenção, disciplina e comprometimento.

uma das coisas que a maioria dos pais que trabalha fora não se dá conta é que, mesmo tendo um dia puxado na firma, teria sido ainda mais puxado ficar em casa.
mas isso é algo que só quem fica em casa sabe de verdade como é.

sério, às vezes eu tento entender a cabeça da pessoa que pergunta "mas você não trabalha? só fica em casa?”. será que ela não consegue enxergar o puta trampo que é cuidar de menino e ainda deixar a casa minimamente habitável?

ok que esse não é aquele emprego tradicional com ponto pra entrar e sair, mas é algo que vai além de uma profissão. e põe "hard work" nisso!
duvida? vamos à lista:

1) babá em tempo integral;
2) serviços de limpeza;
3) chef de cozinha;
4) motorista particular;
5) gerente de crises;
6) planejamento estratégico de rotinas;
7) contação de histórias;
8) médico;
9) fada do dente;
10) instrutor de bicicleta, skate, patinete;
11) instrutor de equitação (no caso, o cavalo sou eu);
12) serviço de limpeza humana pesada (banho, fraldas, penicos e afins)
e por aí, vai...

se fossemos pagar por cada um desses serviços, certamente não teríamos condições financeiras para isso.

é muito difícil ficar em casa, não somente pelo esforço em si, mas por toda a consequência que isso traz, como perder o contracheque, perder o emprego, perder a conexão com as pessoas à sua volta. não tem hora pra começar nem pra terminar. final de semana? férias? quem tira férias?
é um ofício solitário e algumas vezes frustrante. porque ninguém vê muito resultado. eu e luíza costumamos dizer que é como enxugar gelo, nadar contra a correnteza, subir escada rolante que tá descendo.

quando eu postei esse vídeo (tutorial básico para exercer a paternidade ativa), um pai veio falar que eu estava jogando contra os homens e que com isso eu acabaria tendo que fazer muito mais do que a minha esposa. ele afirmou: “se hoje lá em casa é 50/50 na divisões de tarefas, acabaria com esse equilíbrio e injustamente eu teria que fazer 70% ou mais nos cuidados com a casa e os filhos”.
SERÁ? mesmo que nós, homens, fizéssemos mais que as mães das crianças, ainda assim seria MUITO MENOS do que as mulheres fazem. primeiro, salvo os filhos que nasceram do coração, elas ficaram nove meses gerando uma vida na barriga. cara! isso deve ser (e tenho certeza que é) uma canseira do cão! depois a mulher pari um bebê. não preciso nem dizer. né? SAI UM BEBÊ DE DENTRO DELA MANO! e quando você acha que a treta tá acabando, vem a A M A M E N T A Ç Ã O. nenhum homem no mundo sabe o que é produzir LEITE! SIM, LEITE nas tetas e ter um bebê te sugando por horas todos os dias. só nisso as mulheres estão anos luz na nossa frente em banco de horas e cansaço.

claro que o esforço de um não diminui o trabalho do outro, mas pare de dizer que está cansado porque trabalhou o dia todo! todo mundo está cansado e todo mundo tá trabalhando o dia todo!

Hilan Diener

Nenhum comentário:

Postar um comentário